IA: futuro das relações de trabalho e (des)proteção contra automação

Artigo da Coluna Prática Trabalhista na Revista Consultor Jurídico (ConJur), a qual é subscrita semanalmente pelos advogados, Ricardo Calcini e Leandro Bocchi, da banca Calcini Advogados.

Os advogados explicam que a automação otimiza procedimentos, mas gera preocupações sobre seu impacto no futuro das relações de trabalho. A Constituição Federal de prevê proteção contra a automação, mas ainda carece de regulamentação específica. Projetos de lei hoje em trâmite no Congresso Nacional buscam exigir negociação coletiva para demissões relacionadas à automação. E com a expectativa de que a IA pode automatizar milhões de empregos, é crucial garantir direitos sociais e mitigar desigualdades nesta nova e atual realidade.

Se você, nosso(a) leitor(a) da coluna, tiver interesse que algum assunto especial seja publicado pela ConJur, entre em contato com os articulistas e traga sua sugestão para a próxima semana.

Tenha cada um de vocês uma excelente leitura! Confira o artigo completo https://www.conjur.com.br/2024-out-24/inteligencia-artificial-o-futuro-das-relacoes-de-trabalho-e-a-desprotecao-contra-a-automacao/

Deixe seu comentário: