Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho após 24 anos

Após 24 anos, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, incorporando 165 novas patologias, como Covid-19, doenças mentais, distúrbios músculoesqueléticos e tipos de câncer. Essa atualização marca a retomada da política de saúde do trabalhador, colocando a questão no centro da agenda pública.

O documento é dividido em duas partes: a primeira trata dos riscos para o desenvolvimento de doenças e a segunda, das doenças que necessitam de identificação, diagnóstico e tratamento. O número de códigos de diagnósticos aumentou de 182 para 347.

Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais, sendo a maior parte devido a acidentes de trabalho graves (52,9%). A nova lista visa melhorar a assistência e vigilância, promovendo ambientes de trabalho mais seguros para toda a população trabalhadora, independentemente de ser formal ou informal.

As mudanças já receberam aprovação dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, e a nova lista entra em vigor 30 dias após a publicação da portaria.

Deixe seu comentário: